{Dois Pilares}

Postado em 04/07/2012 às 00:32:51

"Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo." (1 Coríntios 7:9)

"Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros." (Hebreus 13:4– ARA)
"Sem mácula", significa sem mancha, sem sangue, sem relação até que o compromisso, as juras de amor, o pacto matrimonial, o respeito mútuo e os votos matrimoniais sejam celebrados diante de Deus e de testemunhas. Este é o sentido do texto de Hebreus, pois a possibilidade de relação sexual fora do casamento é algo abominável e digno de repúdio, embora o perdão seja sempre uma possibilidade. A sociedade judaica, sob orientação divina, nunca tolerou relação sexual fora do casamento, pois isto seria um ato digno de punição, como acontece em alguns países árabes. No entanto, Jesus estendeu perdão à mulher adúltera e mostrou misericórdia, mas recomendou que ela abandonasse sua prática usual (João 8:11).

Outro exemplo é o de José que, noivo de Maria – sendo norma desposar e não ter relações durante este período, sabendo-a grávida e não querendo expô-la à execração pública, intentou deixá-la secretamente. Avisado, porém, pelo Espírito, entendeu e recebeu Maria como sua esposa. Mais uma prova de que a relação sexual fora do casamento seria um absurdo. Deus não proíbe o sentimento, as emoções, o namoro, o noivado e tudo mais e, sim, a relação fora do casamento, inclusive, conforme Hebreus, com promessa de punição pesada a adúlteros e impuros. Certamente Deus não pune com um raio ou uma pedra caindo sobre a cabeça do pecador, mas toda relação fora, ou antes do casamento, traz consequências que a própria sociedade conhece bem: adolescentes grávidas, doenças sexualmente transmissíveis, sustento de famílias fora do próprio lar, sentimento de culpa, vazio, frustração, apego e dependência precoces, abandono, traição, depressão e honra perdida por um caso fortuito, que leva meninas e meninos a se entregarem de vez à prostituição.

Quanto aos casados, a triste paga vem com os compromissos fora da família, os casamentos desfeitos, as doenças que afetam todos os envolvidos, a vida dupla, o medo, a traição, o crime passional, a pressão dos dependentes, enfim, tudo isto causando a tortura que se constitui a maior punição divina, além daquilo que enfrentaremos na presença de Deus.

A boa notícia é que há perdão em Cristo Jesus e é perfeitamente possível recomeçar tudo através de um pacto, como fizemos no Seminário Eu Escolhi Esperar . A hora é essa. É tempo de recomeçar e deixar Deus agir restaurando os relacionamentos.